terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

É proibido querer?


Algumas pessoas, que se acham mais capazes de escolher que as outras, simplesmente se sentem no poder de ditar o que é certo ou errado. O que pode ou não pode, afinal? Não sou eu que escolho o destino da minha própria vida?


As redes sociais estão ai pra nos fazer conhecer - mais rápido do que sem elas - as ideias de outras pessoas. Um espaço de troca, mas que nem sempre se mostra assim. Não é difícil encontrar frases absolutistas dizendo que isto é certo e tudo que não estiver aqui é errado. Por quê?

A onda de alguns ateus que tentam nos convencer a não acreditar em Deus se torna até motivo de gargalhadas. Como assim? Se não existe, por que colocá-Lo em discussão? E mais, por que me convencer de que algo não existe? É como se eu te pressionasse a não acreditar que ET’s existem, “Pare, ET’s não existem, você não pode acreditar nisso”. Oi?

De forma cada vez mais absurda, deixa-se a crítica e a discussão de lado, adotando verdades fechadas. São tantos  "meu deus é melhor, sou vegetariano, sou ateu, sou carnívoro, a Globo aliena, eu quero abortar, eu não quero que você aborte, eu salvo animais abandonados, eu não vejo BBB, eu...". Ok, deu pra entender a mensagem, mas a convicção nisso é tão rasa que não se pode dar a chance de existirem pensamentos diferentes? Ora, algumas pessoas acreditam em Deus e podem ser felizes assim, algumas pessoas não e também não vão morrer por isso, algumas pessoas são, inclusive, onívoras (olhe só!).

A necessidade de mostrar valores, posses ou inteligência (mas hein?) supera ate mesmo a vontade de fazer coisas boas. Ninguém pode simplesmente fazer o que acha certo, agora parece ser necessário demonstrar por A + B que aquela é a atitude correta, goste você ou não. Algumas pessoas não suportam a boçalidade, a não ser que seja a sua própria.

Isso tudo me parece uma vontade louca de gritar aos quatro cantos do mundo o qual legal são suas ideias, a ponto de serem acatadas por toda a população do planeta. Não, ninguém pode ficar de fora, chamem todos e vamos seguir o que eu digo. Como se não bastasse ostentar dinheiro, prestígio e status, agora se ostenta também ideias, com argumentos nem sempre convincentes. Dá a impressão de que se você pensa de tal forma, é inteligente, bem humorado, sociável etc. Se pensa o contrário, deve logo mudar de lado, já que pratica o absurdo.

Não estou sugerindo que se proíba qualquer coisa, nem tampouco que deixemos de apresentar ao próximo aquilo que acreditamos, seguimos ou que faz parte dos nossos valores. Muito mais que isso: o outro também tem direito de escolher. E mais, se ele escolhe diferente, não está errado, ok?

O mundo atual mudou a dinâmica de muitas coisas e o que antes era discutido, mesmo que em portas de casa, esquinas e botecos, agora é publicado com imagens de personagens famosos e pronto, argumento vencido. Argumento? Na verdade são só imagens intolerantes postadas por todos os lados e nenhuma discussão realmente, apenas uma forma vazia de se sentir melhor porque sua opinião gerou uma imagem mais engraçada, ou foi mais compartilhada.

Não tente me convencer a seguir sua opinião. Mostre o que há de positivo e o que há de negativo nela e, acredite, eu vou conseguir tomar uma decisão sozinha.

*Esse texto contou com a colaboração do Paulo Henrique. Obrigada, maninho <3

Nenhum comentário: